segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ednei Júnior

Visite o Blog Aqui!

Luiz Augusto Alvarenga de Barros

Visite o Blog Aqui!

Flávia Silva Alves

Visite o Blog Aqui!

Neste blog descrevo o roteiro de minha viagemacadêmica a São Paulo, com a disciplina de Teoria e Crítica da Arquitetura, no ano de 2007.
Além do roteiro apresento fotos, impressões sobre os locais visitados e sobre a cidade... que além de abrigar considerável pedaço das obras de Arquitetura mais significativas do país, é um local onde podemos encontrar literalmente de tudo: festas, calmaria, todos os tipos de comidas, culturas, pessoas, comércio popular e de luxo, e muito mais, fazendo dela uma cidade única.

Karen Mohn

Visite o Blog Aqui!


Minhas Impressões São Paulo

São Paulo é uma cidade dinâmica, onde temos a sensação de que nunca paramos, estamos sempre em constante movimento. A palavra “movimento” para mim, expressa o significado de tudo que se vê e se sente ao estar em São Paulo.

Uma cidade onde o tempo não para e tudo se encontra em movimento, as pessoas, as vias, os transportes, e principalmente as edificações, que com toda a diversidade existente, nos transmite em cada região sensações diversas. Com a viagem que fizemos para São Paulo pude perceber as mais variadas sensações ao me deparar com a diversidade de obras que encontram-se espalhadas por toda a cidade.

Os edifícios do Sesc Pompéia e a FAU, me transmitiram uma sensação de liberdade, apesar de possuírem uma grande escala consegui me sentir acolhida pelos dois. A Sala São Paulo e o Teatro Municipal possuem uma arquitetura mais clássica, que volta um pouco a arquitetura européia. A casa do Artigas e a casa Modernista nos mostram uma nova concepção de projetar uma casa, que para a época foi inovadora.

Muitas foram as obras visitadas, e elas são uma pequena parte que fazem de São Paulo ma cidade que abriga as mais variadas culturas e os mais variados projetos que se modificam de Acordo Com o seu contexto histórico, no blog criado por mim, estão em destaque algumas das obras que visitamos e alguns comentários pessoais de sensações que pude sentir ao vivenciar cada uma dessas obras que possuem uma importância não só para a arquitetura mas também para a humanidade

Ana Paula Passos

Visite o Blog Aqui!

Arquitetura só pode ser realmente conhecida quando experimentada, sentida, visitada ao vivo, e assim nesse blog deixo tudo que ficou dessa experimentação das obras em São Paulo. As sensações e impressões em relação as obras que tanto discutimos e vimos em fotos, e que nessa viagem foram vividas. Então aqui estão as minhas impressões pelas obras na garoa de São Paulo.

Danilo Nunes Ferreira

Visite o Blog Aqui!

Leda Maria Mundim Machado

Visite o Blog Aqui!

Fábio Antunes

Visite o Blog Aqui!

Lorena Alves Pereira

Visite o blog Aqui!

Laíta Silva

Visite o Blog Aqui!

Através de uma viagem à São Paulo, surgiu a oportunidade de conhecer duas de várias obras importantes que a cidade abriga. A primeira, o Museu de Arte de São Paulo – MASP, obra da arquiteta Lina Bo Bardi, e a segunda, o Ibirapuera, onde encontramos grandes obras de Oscar Niemeyer. Neste blog relato a experiência dessa viagem, minhas impressões e sensações sobre estas obras que são consideradas ícones da arquitetura brasileira.

Maira Camargo

Visite o Blog Aqui!

São Paulo

Diversidade e vitalidade são apenas duas de varias palavras que vêm a minha cabeça para descrever São Paulo, uma cidade que não para nem um minuto, transborda vida o dia e a noite todos. Tudo que uma pessoa procurar ela encontrará em São Paulo, arquitetura, música, dança, esportes, teatro, orquestras, diversão, compras, enfim, são infinidades de opções. É essa vida dinâmica me atrai nessa cidade.

Das obras que visitamos em São Paulo, as que mais me chamaram atenção, justamente pelo motivo de vitalidade, e multifuncionalidade, foram o SESC Pompéia, o Centro Cultural São Paulo e a Praça Victor Civita, as quais oferecem para a população, gratuitamente, opções de lazer, cultura, esporte, etc.

No meu blog poderá ser visto de forma mais detalhada as minhas impressões com relação a cada obra que visitei na viagem a São Paulo durante os dias 26 a 29 de novembro de 2008. Com certeza essa viagem complementou de forma muito positiva o aprendizado da turma em relação à arquitetura e à matéria Teoria e Crítica da Arquitetura.


Maria Fernanda Zumpano

Visite o Blog Aqui!


“Não foi a primeira vez que fui à São Paulo. Como de costume, essa cidade se mostrou pra mim como o lugar onde tudo acontece. Há um constante e intenso fluxo de pessoas e de informações. De cima de grandes edifícios como o Copam e o SESC Pompéia foi possível ver de maneira ainda mais clara esse fluxo intenso de pessoas e veículos.

Do alto do Copam, observamos a cidade analisando o seu centro inicial e a maneira como ela foi se desenvolvendo ao redor dele. Foi uma forma da professora nos fazer entender e perceber a lógica de expansão dessa grande cidade.

São Paulo é uma cidade fortemente dinâmica que possui grandes obras arquitetônicas que merecem ser destacadas. E foi um pouco dessas grandes obras que eu e meus colegas visitamos nessa viagem que fizemos. Fomos às mais variadas obras, que nos despertaram as mais diversas sensações. As obras que visitei e as sensações que tive podem ser vistas no meu blog pessoal: http://obrasdesaopaulopormariafernanda.blogspot.com/.” Maria Fernanda.

Lorena Leão

Visite o Blog aqui!

Este blog possui fins acadêmicos, e nele relato as minhas impressões sobre o edifício do MASP, o qual visitei no ano de 2006, durante uma viagem feita à cidade de São Paulo, com a turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Apresentação

Neste blog serão postadas impressões gerais sobre a viagem acadêmica e sobre a cidade de São Paulo, com links para os blogs de cada aluno, onde cada um contará em detalhes sua experiência em cada projeto visitado, além da postagem de fotos.

Em cada postagem você encontra um link para o blog pessoal de cada aluno, e cada um oferece uma viagem diferente pelos mesmos lugares. Também há um índice de obras visitadas, para facilitar a busca por informações específicas.

Misto de trabalho acadêmico e guia arquitetônico, esperamos que o blog possa ser fonte de informação não apenas para os alunos de Arquitetura da UFU, mas também a todos que desejarem conhecer a cidade de São Paulo por nossos olhos.