segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Flávia Silva Alves
Neste blog descrevo o roteiro de minha viagemacadêmica a São Paulo, com a disciplina de Teoria e Crítica da Arquitetura, no ano de 2007.
Além do roteiro apresento fotos, impressões sobre os locais visitados e sobre a cidade... que além de abrigar considerável pedaço das obras de Arquitetura mais significativas do país, é um local onde podemos encontrar literalmente de tudo: festas, calmaria, todos os tipos de comidas, culturas, pessoas, comércio popular e de luxo, e muito mais, fazendo dela uma cidade única.
Karen Mohn
Minhas Impressões São Paulo
São Paulo é uma cidade dinâmica, onde temos a sensação de que nunca paramos, estamos sempre em constante movimento. A palavra “movimento” para mim, expressa o significado de tudo que se vê e se sente ao estar
Uma cidade onde o tempo não para e tudo se encontra em movimento, as pessoas, as vias, os transportes, e principalmente as edificações, que com toda a diversidade existente, nos transmite em cada região sensações diversas. Com a viagem que fizemos para São Paulo pude perceber as mais variadas sensações ao me deparar com a diversidade de obras que encontram-se espalhadas por toda a cidade.
Os edifícios do Sesc Pompéia e a FAU, me transmitiram uma sensação de liberdade, apesar de possuírem uma grande escala consegui me sentir acolhida pelos dois. A Sala São Paulo e o Teatro Municipal possuem uma arquitetura mais clássica, que volta um pouco a arquitetura européia. A casa do Artigas e a casa Modernista nos mostram uma nova concepção de projetar uma casa, que para a época foi inovadora.
Muitas foram as obras visitadas, e elas são uma pequena parte que fazem de São Paulo ma cidade que abriga as mais variadas culturas e os mais variados projetos que se modificam de Acordo Com o seu contexto histórico, no blog criado por mim, estão em destaque algumas das obras que visitamos e alguns comentários pessoais de sensações que pude sentir ao vivenciar cada uma dessas obras que possuem uma importância não só para a arquitetura mas também para a humanidadeAna Paula Passos
Arquitetura só pode ser realmente conhecida quando experimentada, sentida, visitada ao vivo, e assim nesse blog deixo tudo que ficou dessa experimentação das obras em São Paulo. As sensações e impressões em relação as obras que tanto discutimos e vimos em fotos, e que nessa viagem foram vividas. Então aqui estão as minhas impressões pelas obras na garoa de São Paulo.
Laíta Silva
Através de uma viagem à São Paulo, surgiu a oportunidade de conhecer duas de várias obras importantes que a cidade abriga. A primeira, o Museu de Arte de São Paulo – MASP, obra da arquiteta Lina Bo Bardi, e a segunda, o Ibirapuera, onde encontramos grandes obras de Oscar Niemeyer. Neste blog relato a experiência dessa viagem, minhas impressões e sensações sobre estas obras que são consideradas ícones da arquitetura brasileira.
Maira Camargo
São Paulo
Diversidade e vitalidade são apenas duas de varias palavras que vêm a minha cabeça para descrever São Paulo, uma cidade que não para nem um minuto, transborda vida o dia e a noite todos. Tudo que uma pessoa procurar ela encontrará em São Paulo, arquitetura, música, dança, esportes, teatro, orquestras, diversão, compras, enfim, são infinidades de opções. É essa vida dinâmica me atrai nessa cidade.
Das obras que visitamos em São Paulo, as que mais me chamaram atenção, justamente pelo motivo de vitalidade, e multifuncionalidade, foram o SESC Pompéia, o Centro Cultural São Paulo e a Praça Victor Civita, as quais oferecem para a população, gratuitamente, opções de lazer, cultura, esporte, etc.
No meu blog poderá ser visto de forma mais detalhada as minhas impressões com relação a cada obra que visitei na viagem a São Paulo durante os dias 26 a 29 de novembro de 2008. Com certeza essa viagem complementou de forma muito positiva o aprendizado da turma em relação à arquitetura e à matéria Teoria e Crítica da Arquitetura.
Maria Fernanda Zumpano
“Não foi a primeira vez que fui à São Paulo. Como de costume, essa cidade se mostrou pra mim como o lugar onde tudo acontece. Há um constante e intenso fluxo de pessoas e de informações. De cima de grandes edifícios como o Copam e o SESC Pompéia foi possível ver de maneira ainda mais clara esse fluxo intenso de pessoas e veículos.
Do alto do Copam, observamos a cidade analisando o seu centro inicial e a maneira como ela foi se desenvolvendo ao redor dele. Foi uma forma da professora nos fazer entender e perceber a lógica de expansão dessa grande cidade.
São Paulo é uma cidade fortemente dinâmica que possui grandes obras arquitetônicas que merecem ser destacadas. E foi um pouco dessas grandes obras que eu e meus colegas visitamos nessa viagem que fizemos. Fomos às mais variadas obras, que nos despertaram as mais diversas sensações. As obras que visitei e as sensações que tive podem ser vistas no meu blog pessoal: http://obrasdesaopaulopormariafernanda.blogspot.com/.” Maria Fernanda.
Lorena Leão
Este blog possui fins acadêmicos, e nele relato as minhas impressões sobre o edifício do MASP, o qual visitei no ano de 2006, durante uma viagem feita à cidade de São Paulo, com a turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Apresentação
Em cada postagem você encontra um link para o blog pessoal de cada aluno, e cada um oferece uma viagem diferente pelos mesmos lugares. Também há um índice de obras visitadas, para facilitar a busca por informações específicas.
Misto de trabalho acadêmico e guia arquitetônico, esperamos que o blog possa ser fonte de informação não apenas para os alunos de Arquitetura da UFU, mas também a todos que desejarem conhecer a cidade de São Paulo por nossos olhos.
